Tema: TURISTA CULTURAL: Você sabia?
Apresentação: Em tempos de novas tecnologias, o processo de aprendizagem precisa se revisitar e se revitalizar diante de uma nova geração muito mais atenta ao audiovisual do que ao textual. Diante disso, é necessária a promoção de atividades mais interativas cuja colaboração seja ampla e irrestrita junto aos professores, aos conteúdos e, principalmente, aos colegas.
Justificativa: Em tempos de múltiplas informações sendo transmitidas em diferentes meios de comunicação, há também um afastamento dos nossos alunos da questão cultural, principalmente alunos morados em áreas mais violentas ou em clima de constante tensão. Além disso, a formação destas subjetividades parece voltada unicamente para a vida prática cujo retorno financeiro rápido é o foco maior, em muitos casos, em idades cada vez maiores. Diante disso, há a necessidade da promoção de novas formas de ver e vivenciar o cotidiano, basicamente incentivando escolhas de vida com mais qualidade e bem estar. E o reconhecimento histórico-cultural é de suma importância para o estabelecimento de outras opções de vida porque dão relevância às operações mentais como ler, conhecer, pensar, interpretar, analisar e, por fim, escrever a própria realidade.
Objetivo Geral: Oportunizar a interação entre alunos, conteúdos, professor e a cultura através do reconhecimento da importância de alguns meios de comunicação, como cinema, rádio e televisão, na formação social e cultural dos sujeitos.
Turmas: Ensino Médio – 1º ano (turmas 1001/1002/1003)
Pergunta norteadora: VOCÊ SABIA?
Início - Você e seu grupo receberam a visita de três amigos estrangeiros. Eles ficarão seis meses no Brasil e, curiosos, fazem muitas perguntas sobre os meios de comunicação. Como vocês os ajudarão?
- Temas:
- violência;
- meio ambiente;
- literatura;
- paixão;
- trabalho;
- futuro;
- futebol;
- preconceito;
- historia do radio/cinema/televisão;
- celebridades do radio/cinema/televisão
- linguagem;
- escola (como é apresentada);
- comportamento (mudanças).



