ANO 2009

PROJETO: ‘Do Ensino Médio ao Mundo’

Tema: ‘Orientação para escolhas profissionais conscientes’

APRESENTAÇÃO

Os paradigmas que entusiasmavam os homens de outras épocas estão seriamente questionados pela presença e influência das novas tecnologias (computador e Internet). Convicções e certezas entram numa dimensão alternativa. Estamos no universo dos possíveis. E a ação de ensinar se reorienta dentro do que se chama ‘cultura digital’. Nesta versão do processo ensino-aprendizagem, ferramentas tecnológicas são inseridas para diminuir dificuldades de aprendizagem e expectativas de ensino.

Com este pensamento, entre fevereiro e dezembro do ano letivo de 2009, a Escola Estadual Amapá pretende atender a algumas expectativas de ensino dos alunos do Ensino Médio (curso noturno), através do Projeto ‘Do Ensino Médio ao Mundo’ cujas primeiras idéias surgiram durante o ano de 2008, quando foi desenvolvido o Projeto ‘Se correr o bicho pega, se ficar língua come’ relacionado à aprendizagem e uso de diversas linguagens com apresentações de diferentes temas dentro de diferentes manifestações artísticas.

Durante o ano de 2008, observaram-se posturas e comportamentos dos alunos que demonstravam desconhecimento / dúvidas sobre o que fazer com o diploma do Ensino Médio (EM). Apesar disso, havia muito sonhos e expectativas em torno deste momento. A partir daí e com isso, cresceu nossa motivação em elaborar um projeto para o ano de 2009 que visasse atender a esta demanda interna.

JUSTIFICATIVA

Nos tempos atuais, a parceria escola mais novas tecnologias (computador e Internet) faz com que professores revisitem seus conhecimentos e estratégias de ensino de forma que pudessem interagir com as novas formas de pensar, perceber, ler, escrever e analisar o cotidiano das gerações mais jovens. A escola além das ações de ler e escrever deve provocar a compreensão da realidade em que os alunos estão imersos dotando-os de outras habilidades e ferramentas que os façam acessar a sociedade com posturas e valores mais solidários, realistas e claros, principalmente na etapa do Ensino Médio.

O Ensino Médio é etapa de preparação para outras aprendizagens, seja ao ensino superior ou quanto ao mundo do trabalho (educação profissional). É o momento de ampliação da cultura geral do aluno, inclusive em relação ao acesso ao mercado de trabalho, espaço cada vez mais concorrido. É um período preparatório para a vida cidadã, vida adulta. Em muitos casos, é um rito de passagem para a consolidação de valores e atitudes e em que encerram um ciclo de transformação no qual se instrumentalizam para assumir as responsabilidades da vida adulta.

No caso de nossa escola, observou-se certa indefinição quanto à realidade do mercado de trabalho. Muitos alunos estão ávidos por ‘um lugar ao sol’. Mas ignoram ações verbais ou não verbais importantes neste processo e se iludem com perspectivas muito grandiosas. Muitos não sabem bem o que fazer, como fazer ou quando fazer e assim mesmo, às cegas, precisam tentar porque, em princípio, a idéia é ajudar no sustento da família.

A justificativa do Projeto ‘Do Ensino Médio ao Mundo’ está contida na promoção de outros núcleos/espaços de aprendizagem aos alunos e na constituição de momentos de formação mais próximos da realidade, sem descartar seus objetivos de vida. Além disso, houve rápida motivação dos professores para integração do projeto em suas atividades. É o professor, protagonista-mediador das inovações cognitivas do processo de ensino-aprendizagem.

Não pretendemos a desvalorização dos conteúdos das disciplinas oferecidas, mas sim contextualizá-las a partir das expectativas de aprendizagem dos alunos. Logo a formação torna-se integral e interdisciplinar porque é preciso ajudá-los a conviver com os demais, a ler mais criticamente a realidade, a superar injustiças sociais, a diferenciar os espaços de uso das diferentes linguagens, a lidar melhor com os problemas do seu tempo.

RESPONSÁVEIS PELO PROJETO

Professores do Ensino Médio da Escola Estadual Amapá

PÚBLICO-ALVO

Alunos de todas as séries do Ensino Médio, noturno, da Escola Estadual Amapá.

OBJETIVO GERAL

Diante das premissas apresentadas em nossa justificativa, nosso objetivo geral é:
• Instrumentalizar os sujeitos-aprendentes com ferramentas (conteúdo, valores, atitudes, recursos) dinâmicas, realistas e contemporâneas que possam favorecer os processos de inserção no mercado de trabalho e/ou de transformação pessoal (formação ética, desenvolvimento da autonomia intelectual e pensamento crítico).